O Verão está chegando: Proteja sua pele do Sol

O Verão está chegando: Proteja sua pele do Sol


“Mas eu amo o sol!
É uma expressão muito utilizada. Mas não esqueça: “O sol não ama você!”. Entre outras causas, sol contribui mais para o envelhecimento da pele do que qualquer outro fator ambiental.

Câncer de pele tem aumentado o que reforça a importância de proteger sua pele contra a radiação ultravioleta. Os danos causados pelos raios ultravioleta inclui envelhecimento prematuro, câncer de pele e danos aos olhos, em alguns casos, permanentes. Médicos em todas as localidades concordam que educação é crítico para barrar a epidemia de doenças relacionadas ao sol, especialmente câncer de pele.

Proteção

Proteção contra o sol inclui múltiplas modalidades de proteção solar, bem como observar a orientação de um Cirurgião Plástico sobre manutenção da saúde da pele e detecção precoce de câncer de pele. Métodos simples e fáceis de proteção contra o sol, como roupas, chapéus, óculos escuros, protetores solar e guarda-sóis, constituem a primeira linha de proteção. Evitar o sol, pelo menos na parte mais quente do dia, deve ser sempre considerado.

As opções de protetor solar são numerosas e podem confundir.

SPF (você já deve ter ouvido sobre essa acrônimo antes), significa Sun Protection Factor ( Fator de proteção solar).  Números mais altos indicam maior período de proteção. Recomendamos 50 e acima para a pele da face e pelo menos 30 e acima para o restante do corpo. Para crianças e pessoas com pele muito sensível ou com compleição pálida, deve utilizar os números mais altos. Protetor solar classificados como “broad spectrum”, significa que ele protege contra os raios UVA e UVB.

Raios Ultravioletas 

Os raios ultravioletas B atingem apenas a camada superficial da pele, sendo mais intenso no verão. Já os raios ultravioletas A conseguem ultrapassar as camadas de nuvem, e penetram mais profundamente na pele, atingindo a derme, podendo causar câncer, envelhecimento precoce e manchas na pele. Proteção adequada contra o sol é fundamental para a saúde de sua pele.

 

Fonte: ASPS – American Society of Plastic Surgeons – Adaptação: Legacy Consultoria